Reflexão sobre Tiago 3:13-18

Tiago 3:13 – 18
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca.
Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.
O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.
Tiago começa esta passagem fazendo uma pergunta: “ Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? ”, ele usa desta pergunta para chamar a atenção das pessoas que se diziam sabias e entendidas no meio das 12 tribos (Tiago 1:1), vamos falar um pouco sobre esta sabedoria que Tiago nos apresenta:
Primeiro ponto que gostaria de destacar é que a sabedoria aqui retratada não se tratada da sabedoria humana como a conhecemos ou como atribuímos as pessoas (segundo o conceito humano, sabedoria é ter um grande conhecimento, juízo, razão, bom senso, entre outras), também não é relativa ao nosso conceito pessoal de sabedoria, mas sim a sabedoria que Deus nos chama a ter, que são as boas atitudes para com as pessoas, você quer ser sábio? Peça a Deus a sabedoria, e ele te concederá oportunidades para ser sábio, através das suas ações.
Segundo ponto importante desta passagem é que Tiago cita que se no coração houver inveja amarga e ambição egoísta que são duas características de quem se diz sábio, não se alegre com isso, pois esse tipo de “sabedoria” é totalmente demoníaco. Tome cuidado, pois se você sente inveja contra seu irmão, já está pecando contra ele e contra Deus, peça perdão a Deus caso isso esteja acontecendo.
A ambição é mais disfarçada no nosso meio, ela age de forma mais escondida, ou seja, nós somos seres ambiciosos e escondemos isso dos outros e de nós mesmos. A ambição ela começa a partir do desejo de crescermos, sem ajudar as pessoas, apenas para nos favorecer, e com isso acaba gerando muitos conflitos e dificuldades no decorrer da nossa trajetória. A ambição é um sentimento que tem destruído diversas pessoas nos dias atuais. Como por exemplo, o desejo de ser melhor do que os outros acaba matando aqueles que se destacam, e não somente fisicamente, mas emocionalmente através de palavras proferidas.
Portanto sede atentos quanto a sabedoria e a ambição humana, pois são armas destrutivas em nosso meio. Converse com Deus para que Ele mude à sua maneira de agir e de pensar. Com humildade e sabedoria divina você chegará mais longe do que tentar caminhar sozinho, você chegará até os céus.