top of page
Buscar

Reflexão sobre Mateus 5.17-20

  • Giovanny Rodrigues
  • 10 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Mateus 5. 17 - 20

17.Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

18.Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

19.Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

20.Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Essa é uma passagem que se deve tomar muito cuidado para que não seja interpretada de forma errada, por isso vou explicar versículo por versículo para que possamos chegar a um entendimento de forma mais fácil.

Vamos começar pelo versículo 17, nesse versículo podemos observar que Jesus diz que não veio para revogar (tornar sem efeito, anular) a Lei ou os profetas, mas veio para cumprir, nesse ponto muitas pessoas podem confundir e dizer: “Então é necessário que façamos sacrifícios e sejamos circuncidados ainda?”. Não, não há necessidade, aqui é importante atentarmos ao fato de que Lei está escrita em maiúscula recebendo um destaque do escritor, todas as vezes que encontramos uma palavra em maiúscula é indicado uma importância nessa palavra. Dessa forma podemos entender que quando Jesus menciona a Lei, ele não estava se referindo as leis cerimonias, mas sim as Leis que Deus nos deixou como forma de relacionamento com ele.

Então Jesus não veio para anular os mandamentos de relacionamento com Deus, porém Jesus ele é o nosso sumo sacerdote que intercede por nós com o Pai e o sacerdote poderia alterar as leis cerimonias conforme descrito em Hebreus 7: 12 (“Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.”), ou seja, ele mudou a forma como nós podemos chegar a Deus, não necessitando mais de circuncisão, sacrifícios de animais, entre outras coisas, temos livre acesso a Deus através da oração, tudo isso graças a morte de Jesus na cruz.

No versículo 18 é reforçado o que ele afirma no versículo anterior, dizendo que essas Lei de relacionamento com Deus não mudarão até o fim dos tempos.

No versículo 19, pode causar uma confusão se não for analisado corretamente, é dito que se violar um destes mandamentos e ainda ensinar aos homens será mínimo no reino dos céus, o que mais merece destaque nessa parte do versículo é que se violar um destes mandamentos e ensinar será mínimo no reino dos céus. Como isso é possível? Aqui ele não está se referindo a Lei, mas sim aos mandamentos que ele nos deixou, um exemplo do mandamento que ele nos deixou, um exemplo de mandamento deixado por Jesus, Mateus 5. 43 – 48. Se for ensinado as pessoas de forma errada, e não ferir a santidade de Deus, a pessoa será considerada mínima no reino dos céus, porém se for observado para daí então ensinar, ou seja, você realmente tomar cuidado ao estudar, se aprofundar no texto, buscar o real sentido da passagem sendo guiado pelo Espirito Santo, daí então você será considerado grande no reino dos céus.

Para finalizar no versículo 20, ele nos pede que a nossa Justiça exceda as dos fariseus e escribas para que possamos entrar no reino dos céus. Naquele tempo os fariseus e escribas eles conheciam tudo o que havia sido deixado por Deus e pelos profetas e ensinavam isso ao povo, porém eles não viviam aquilo que eles ensinavam, Jesus nos chama para viver aquilo que ensinamos e estudamos. Se você aprendeu sobre o amor, então ame. Se você aprendeu sobre o perdão, então perdoe. Os escribas e fariseus tinham todo o conhecimento necessário para fazer a diferença, porém eles não praticavam aquilo que aprendiam. Quer ser diferente? Quer mudar as pessoas a sua volta? Coloque em pratica tudo o que aprendeu, para que dessa forma possamos entrar no reino dos céus.

 
 
 
Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2023 por Amante da Palavra. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page