top of page

Reflexão sobre Mateus 5:27-32

Giovanny Rodrigues

Mateus capitulo 5 versículos 27 ao 32: 27. Ouvistes que foi dito: Não adulterarás 28. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 29. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. 31.Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

32. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Não posso começar de outra forma que não seja alertando que caso você seja uma pessoa que não suporta quando alguém confronta sua maneira de viver e enxergar as coisas, por favor feche essa reflexão e vá fazer qualquer outra coisa. Caso você fique, eu espero que você reflita sobre tudo o que você irá ler. Jesus inicia o versículo 27, lembrando aquilo que foi deixado por Deus ao seu povo “Não adulterarás” (Êxodo 20:14), porém logo em seguida completa dizendo que basta apenas um olhar com intenção impura para você cometer um adultério (Adultério é a mesma coisa que traição). Quantas vezes já não passou um homem ou mulher do qual você olhou e já não veio um pensamento de desejo? Nesse momento você já traiu, veja o quão simples é trair alguém. Vamos deixar claro que o primeiro pensamento muitas vezes é inevitável (Jamais use isso como desculpa), pois vem dos desejos do subconsciente, porém a permanência deles na sua mente é responsabilidade inteiramente sua. Veja o que Deus disse Caim em Genesis 4.7: “... Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar ...” A sua vontade será a de continuar olhando e mantendo os pensamentos, pois esse é o desejo da carne, porém cabe a você dominar o pensamento, mudar o foco do seu olhar, pensar nas coisas de Deus. Jamais culpe os outros pelos olhares e pensamentos que você mesmo desfere as pessoas, assuma a responsabilidade pelo seus atos e peça perdão.

Caso você seja solteiro, deve pensar: “Tranquilo, isso não me afeta, pois como sou solteiro, não tenho ninguém para trair”, esse é um pensamento perigoso e completamente errado. Os pensamentos que você alimenta em sua mente refletirão nas suas atitudes futuras, atos que você faz hoje são a pensamentos e escolhas que você teve no passado, para você solteiro o meu conselho é bem simples. Se comporte com as pessoas como se você já estivesse casado, com amor e respeito, não olhando desejando intenções impuras, pois quando chegar o seu momento de casar essas pequenas atitudes podem ser extremamente prejudiciais ao seu casamento.

Lembre-se pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso DESTINO. Você deseja um destino com a pessoa amada ou sem ela?

Nos versículos 29 e 30 Jesus fala sobre sacrifício, se teu olho te faz pecar, arranca-o, e se tua mão direita te faz pecar, arranca ela. Ele não fala da mutilação como algo a ser feito, mas ele está tratando sobre um sacrifício individual e pessoal, por exemplo, você pode ter o prazer de ficar na internet até de madrugada ou sacrificar esse horário da noite para ler a palavra, orar, até mesmo fazer qualquer outra coisa que não leve você a pecar.

Dessa forma estará sendo sacrificado um tempo na internet que é divertido e prazeroso, porém pode te levar ao pecado, por algo que você pode não gostar tanto, mas que vai estar lhe ajudando a entrar no reino dos céus.

Em relação aos versículos 31 e 32, ele passa orientações acerca do divórcio, apesar de estar montando uma reflexão sobre isso, irei reforçar que Jesus sempre orienta que o amor e perdão devem prevalecer sobre qualquer dificuldade, independente do que tenha acontecido. Portanto a orientação em relação ao divórcio é somente em caso de relações sexuais ilícitas, caso contrario corre o risco da pessoa divorciada se torne adultera, pois foi deixado pai e mãe e tornado uma só carne.

Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2023 por Amante da Palavra. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page